Ilhas Perto da Pousada da Morena na região de Camburi

Ilhas Perto da Pousada da Morena na região de Camburi


São Sebastião é considerada a cidade mais antiga do litoral norte de São Paulo . Os seus primeiros habitantes eram os índios Tupinambás e Tupiniquins, fazendo divisa com Boiçucanga. Os portugueses começaram a colonizar a região na mesma época do inicio da História do Brasil, com isso se desenvolveu na região a agricultura e a pesca. Naquela época a cidade possuía engenhos de cana-de-açúcar que foi o que realmente desenvolveu a economia da cidade.

São Sebastião possui uma proteção que proíbe em alguns locais a pesca devido às espécies ameaçadas de extinção que habitam o local.

A região possui varias ilhas ao seu redor que servem também como pontos turísticos dentre elas:

• Ilhas de Toque- Toque: Essas ilhas não possuem habitantes locais e são mais utilizadas para o mergulho. A ilha de Toque-Toque Grande fica em frente ao morro e é também a primeira ilha depois de ilha bela, já a ilha de Toque-Toque Pequeno, assim como o nome já diz é menor e fica mais ao sul, ela também se parece com uma tartaruga quando vista da Praia de Santiago.

• Ilha dos Gatos e das Couves: são mais visitadas pelos turistas, pois as duas são desertas essa ilha é a mais perto de Camburi vista da praia .

Ilha dos Gatos tem uma história interessante: ali já existiu uma mansão totalmente construída em pedra por um americano - diz a lenda que era um testa-de-ferro de Rockfeller. A imensa casa foi equipada com louças finas e tinha uma biblioteca enorme. Com a morte de um dos donos foi sendo dilapidada aos poucos. Hoje a casa do caseiro, na beira da prainha construída artificialmente com explosões de dinamite, está abandonada. A casa grande é só ruínas e já foi tomada por imensas árvores. Mas não deixa de ser uma aventura curiosa e empolgante.A ilha é muito procurada por pescadores devido à presença de várias espécies de peixes.

• As Ilhas: Apesar de o nome estar no plural é apenas uma ilha que diferente das outras possui uma bela praia.

As Ilhas ficam a 1 milha náutica da Barra do Sahy, tem 2 praias, 1 pequena outra média ótimas para o banho de mar, são muito freqüentadas por iates que fazem esta rota, é o point dos navegantes. Algumas embarcações pequenas fazem esta travessia.

• Ilha Montão de Trigo: Para chegar à ilha você terá que alugar algum barco, isso poderá ser feito na Barra do Una, essa ilha não possui praia por isso é de difícil acesso, perfeita para a prática de mergulho, pois possui excelente profundidade , também pode ser vista da praia de Camburi .

 Ilha Montão de Trigo tem ótima vista de Camburi endereço mais que perfeito para conhecer e interagir com uma comunidade tradicional formada por cerca de 50 pessoas. Ninguém sabe quando a Ilha do Montão de Trigo começou a ser habitada. Conta uma dessas lendas marítimas que os moradores seriam descendentes dos sobreviventes de um naufrágio, ocorrido há mais de três séculos. Verdade ou mentira, o curioso é que os nativos, chamados de “monteiros”, são todos de cor clara, têm traços e sotaque peculiar.

Na ilha não há praia, e o desembarque é feito por uma ponte rudimentar sobre pedras, denominado porto, onde também ficam atracadas as tradicionais canoas de voga e as pequenas lanchas de motor de polpa, utilizadas pelos moradores para a pesca, fonte de renda e sobrevivência da comunidade, e no percurso até o continente.

Do topo da ilha, tem-se uma das visões mais generosas do continente, mas é preciso fôlego de atleta para chegar lá, pois são pelo menos três horas de subida. Muito visitada por surfistas e mergulhadores, a ilha situa-se entre a enseada de Bertioga e o Canal de São Sebastião, a aproximadamente 14 km do continente.

• Arquipélago dos Alcatrazes: É formado por cinco ilhas maiores, sendo que a principal se chama Ilha de Alcatrazes. Apesar da profundidade e de sua variada vida marinha o mergulho é extremamente proibido assim como também a pesca. Só liberado em caso apenas de pesquisas.

Um santuário ecológico comparável a Abrolhos. Aqui milhares de aves marinhas se reproduzem anualmente e o arquipélago, localizado a 33 km da costa, é rota de baleias e outros animais marinhos durante sua migração sazonal.

Posted in noticias on Feb 28, 2016

Categorias